Segurança da Informação

A comunicação sempre foi importante para a humanidade, mas a sua importância chegou ao auge na era digital, pois a quantidade de informações e o valor delas são altos. Então é essencial proteger essas informações, para essa finalidade existe a segurança da informação.

E neste artigo vamos conhecer essa área de redes de computadores, que tem uma extrema importância atualmente e futuramente.

Estados de uma Informação

Uma informação pode se encontrar em três possíveis estados:

  • Armazenamento: Neste estado a informação se encontra armazenado em algum lugar, seja em um dispositivo físico ou na nuvem.
  • Processamento: Neste estado a informação está sendo utilizado por alguém naquele determinado momento.
  • Transmissão: Neste estado a informação está sendo enviado de um computador a outro ou de uma pessoa à outra.

Independente do estado em que se encontra a informação, ele sempre vai está suscetível a ataques. E para proteger essa informação são utilizadas técnicas especificas para cada estado possível.

Objetivos da Segurança da Informação

A segurança da informação tem a função de garantir que a informação esteja realmente protegida. Para cumprir essa função, a segurança da informação tem três objetivos: confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Vamos compreender cada objetivo destacado:

  • Integridade: Garante que a informação chegue ao ponto de destino da mesma forma em que foi enviada no ponto inicial, em outras palavras a informação não alterada. Um exemplo: supondo que tenho uma mensagem para você dizendo: “Vou estar em casa a partir das 5 horas da tarde.”, para garantir que a mensagem é integra você deverá receber da mesma forma. Mas caso tenha recebido a seguinte mensagem: “Vou sair de casa a partir das 5 horas da tarde”, isso significa que a informação foi alterada, e essa alteração pode ter sido causada por um vírus ou por uma pessoa com más intenções teve acesso e fez a modificação da informação.
  • Confidencialidade: Garante que apenas pessoas autorizadas possam acessar a informação. E caso a informação esteja sendo transmitida e ela for interceptada, o remetente (a pessoa que está enviando a informação) e o destinatário (pessoa que está recebendo a informação) não sejam identificados.
  • Disponibilidade: Garante que a informação esteja sempre acessível ao usuário quando ele for precisar utiliza-lo. Um exemplo: O site da Google sempre está disponível para que possamos utiliza-lo para uma necessidade. Mas para isso ocorrer a Google tem que garantir que o servidor em que o site está hospedado esteja sempre online.

Auditoria

Auditoria é um serviço importante para a segurança da informação, sua função é registrar todas as ações feitas com aquela determinada informação. Através desse registro é possível identificar quem teve acesso, que tipo de ação ele fez e quando teve acesso a informação.

Isso significa que através da auditoria uma empresa pode identificar qual funcionário acessou a informação, o que esse funcionário fez e quando esse funcionário teve o acesso. E através da análise do registro dessa informação, a empresa poderá tomar as devidas providências.

A Segurança da Informação pode ser utilizada tanto no trabalho como em casa, então crie métodos se baseando nos conceitos explicados neste artigo e Proteja suas Informações.

Fique ligado no Fantastic Info. Espero que você continue nos acompanhando. Também quero que faça parte desse blog maravilhoso, apenas respondendo algumas perguntas para nos ajudar a criar mais conteúdo de qualidade para você, leitor fantastic.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s